Infonemesis Metrologia e Sistemas Ltda.

Sistemas de referância com best fit

Analise o desenho do seguinte produto:

des1

A interpretação deste desenho pode ser representada:

des2

Vamos imaginar que os quatro círculos foram dimensionados com os nomes CIR 1, CIR 2, CIR 3 e CIR 4. Agora vamos mostrar o centro destes em vermelho e a área da tolerância com círculos amarelos, conforme segue:

des3

Como podemos observar, o CIR 2 é a origem do sistema de referência criado, e o CIR 4 está alinhado com o CIR 2. Este é um sistema de referência clássico onde podemos escolhe qualquer furo como origem e qualquer um para o alinhamento, afinal o desenho não especifica nada correto?

Errado, na verdade é aí que a maioria se engana. Se usarmos este sistema de referência, o próprio CIR 4 estará reprovado, pois sua medição (ponto vermelho) estará fora do círculo amarelo (tolerÂncia). Como deve ser feito então?

Devemos utilizar um sistema de referÊncia com best fit (melhor ajuste), desta forma estaremos distribuido o erro entre todos os furos, tentando colocá-los todos dentro do seu respectivo círculo amarelo. Podemos ver a simulação do best fit no desenho abaixo

Como podemos observar, nenhum furo tem seu centro com 0 de erro, como teríamos em um sistema de referência comum, todos possuem um erro e todos estão dentro do seu respectivo círculo amarelo de tolerÂncia. Esta é a maneira correta, pois assim não corrremos o rísco de reprovar peças boas, o que significa economia.

The End.